sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

TRASLADAÇÃO DA PADROEIRA




Na manhã do dia 05 de agosto de 1867, foi trasladada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário para a nova Matriz, a Imagem de Nossa Senhora da Guia. Ainda chegam até nossos tempos os ecos dessa triunfal trasladação. Nada menos de 19 sacerdotes, entre os quais o próprio Vigário do Natal, o Padre Bartolomeu da Rocha Fagundes e seus auxiliares, e incalculável multidão, compuseram o préstito. A essa festa que se prolongou até o dia 16, assistiram para mais de 8 mil pessoas. Houve o problema da hospedagem para tanta gente. A cidade era pequena, e poucas as casas. Construíram ruas de ranchos, e esses chegaram a custar até 20 mil réis de aluguel. Várias reformas se tem introduzido na majestosa Matriz de Nossa Senhora da Guia do Acari. Já neste século, durante o governo do então Presidente José Augusto Bezerra de Medeiros, foi toda mosaicada por conta do Estado, orçando as despesas em 20 contos de réis. Os trabalhos foram dirigidos pelo vigário daquele tempo, o Pe. Luís Wanderley. No ano de 1926, os senhores Cipriano Galvão e Francisco de Oliveira Gomes, proprietários e agricultores no município de Currais Novos, doaram um relógio, que foi montado numa das torres. O primeiro forro foi construído ainda no século passado, no ano de 1897 a 1898, no paroquiato do Pe. José Antônio da Silva Pinto. Nestes últimos anos, recebeu notáveis melhoramentos por parte dos vigários Padre Estanislau Piechel e Côn. Ambrósio Silva, pároco atual.

**(Transcrito de uma cópia pertencente ao Cel. Joaquim Teotônio de Araújo Galvão, e publicado pela primeira vez por José de Azevedo Dantas em seu jornal manuscrito “O MOMENTO” edição de setembro de 1924, de Carnaúba dos Dantas. Atualizado e refundido por D. José Adelino Dantas, bispo diocesano de Caicó). Digitado no dia 30 de dezembro de 1997 por Francisco Canindé de Medeiros. Copiado fiel ao original pertencente aos arquivos da Paróquia de Nossa Senhora da Guia do Acari.
FONTE – HISTÓRIA DAS IGREJAS DE ACARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
STPM JOTA MARIA, AMIGO DE TODAS ÀS HORAS, HONESTO, HUMILDE E SINCERO; AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO E ACREDITO 100 POR CENTO NA EXISTÊNCIA DE DEUS

PARÓQUIAS